Monitor and visualize schizophrenic patients' performance in e-therapy contexts

Author

Reis, Catarina Isabel Ferreira Viveiros Tavares dos

Director

Fernández Sánchez, Joaquín

Codirector

Monguet, Josep M. (Josep Maria)

Date of defense

2011-07-04

ISBN

9788469482452

Legal Deposit

B. 31617-2011

Pages

239 p.



Department/Institute

Universitat Politècnica de Catalunya. Departament d'Expressió Gràfica a l'Enginyeria

Abstract

A e-Terapia surge no contexto da e-Saúde Mental como uma nova forma de conduzir sessões de terapia através da utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC). A e-Terapia tem como principal objectivo melhorar a qualidade dos serviços fornecidos e o bem-estar das pessoas, oferecendo serviços e informação através da Internet e de outras TIC. Esta nova forma de ajuda permite melhorar a qualidade de vida das pessoas no seu dia-a-dia e, eventualmente, os seus relacionamentos interpessoais. O trabalho aqui descrito está integrado num projecto de e-Terapia com uma equipa multidisciplinar de profissionais de saúde, engenheiros de software e designers gráficos. O intuito deste projecto consiste na concepção, criação e entrega de uma ferramenta de e-Terapia especialmente dedicada à população dos utentes diagnosticados com esquizofrenia do Hospital Sant Joan de Déu, em Barcelona, Espanha. eSchi é o sistema de e-Terapia que desenvolvemos. Surge como solução que fornece um portal web com um conjunto integrado de ferramentas multimédia que ajudam no processo de reabilitação cognitiva dos utentes com dia- gnóstico de esquizofrenia. Esta aplicação, feita à medida, fornece um ambiente de e- Terapia para os utentes esquizofrénicos e permite aos profissionais de saúde conduzirem sessões de terapia relacionadas com a cognição usando ferramentas multimédia. Este sistema também irá permitir aos seus utilizadores, tanto aos utentes como aos profissionais de saúde, monitorizar e visualizar os resultados obtidos nas diversas sessões. É importante fornecer feedback aos utilizadores finais e dar-lhes a conhecer o seu desempenho e, em que medida, atingiram os objectivos pretendidos para cada sessão. Como resultado, o sistema usa um modelo de monitorização para registar o desempenho dos utentes e um modelo de visualização para apresentar o feedback gráfico e visual adequado para os utilizadores. Resumindo, o principal objectivo é estudar o que se pode aprender quando se registam e visualizam os resultados de utentes diagnosticados com esquizofrenia envolvidos em sessões de e-Terapia. De forma a obter uma resposta para a questão de investigação, adoptámos uma metodologia eficiente para conduzir o trabalho empírico. Elegemos o caso de estudo como meio de abordagem e, mais especificamente, optámos por múltiplos casos de estudo exploratórios. Só depois de obter os dados será possível analisar e explorar a informação. Os resultados destes casos de estudo não são previsíveis. Perante a selecção do método de caso de estudo foi tido em especial consideração o facto de se obter os dados recorrendo a uma grande diversidade de técnicas (entrevistas, observação participatória, trabalho de campo e fontes de dados escritas tais como memos, cartas, relatórios e mensagens de correio electrónico).

Keywords

E-therapy; Monitor and visualize; Model; ICT; eHealth; Schizophrenia; Patients; Focus group; Interviews; Questionnaires; Participatory design; Realth professionals

Subjects

531/534 - Mechanics

Documents

TFV1de3.pdf

6.137Mb

TFV2de3.pdf

5.677Mb

TFV3de3.pdf

8.617Mb

 

Rights

ADVERTIMENT. L'accés als continguts d'aquesta tesi doctoral i la seva utilització ha de respectar els drets de la persona autora. Pot ser utilitzada per a consulta o estudi personal, així com en activitats o materials d'investigació i docència en els termes establerts a l'art. 32 del Text Refós de la Llei de Propietat Intel·lectual (RDL 1/1996). Per altres utilitzacions es requereix l'autorització prèvia i expressa de la persona autora. En qualsevol cas, en la utilització dels seus continguts caldrà indicar de forma clara el nom i cognoms de la persona autora i el títol de la tesi doctoral. No s'autoritza la seva reproducció o altres formes d'explotació efectuades amb finalitats de lucre ni la seva comunicació pública des d'un lloc aliè al servei TDX. Tampoc s'autoritza la presentació del seu contingut en una finestra o marc aliè a TDX (framing). Aquesta reserva de drets afecta tant als continguts de la tesi com als seus resums i índexs.

This item appears in the following Collection(s)