Uma investigação biográfica narrativa sobre o continuum performativo na música: da indagação artística sobre a trajetória do pesquisador à análise a partir da teoria fundamentada de três artistas

Author

Perotto, Leonardo Luigi

Director

Hernández, Fernando (Hernández Hernández)

Tutor

Hernández, Fernando (Hernández Hernández)

Date of defense

2023-03-30

Pages

507 p.



Department/Institute

Universitat de Barcelona. Facultat de Belles Arts

Abstract

[por] O presente trabalho de pesquisa se inicia a partir dos questionamentos que realizo sobre a minha história de vida, em relaçao ao meu intenso interesse por música durante a infancia, seguido de diversos desdobramentos que vao se interpondo e que se estendem até os dias de hoje. Desde o campo de estudos da Performance, analiso como a música se insere em meu cotidiano, refletindo como essa relaçao afeta as formas como atuo cotidianamente junto a minha família assim como em outros ambientes ou situações (como na escola, por exemplo). Essas ações se tornam somáticas e desenvolverao, gradualmente, através de um intercambio de atitudes performativas que se encadeiam em diferentes momentos da minha linha de vida, servindo como base para estabelecer as maneiras como atuo socialmente. Mas, para além disso, essa aproximaçao também influencia nas minhas maneiras de observar, contextualizar e atuar junto ao mundo, constituindo e organizando modos performativos em minha índole pessoal que se estendem para outros momentos de minha vida, tal qual condutas específicas que me caracterizam como um indivíduo social cultural. Dentro deste processo vai se estabelecendo um complexo e profundo sistema de símbolos e códigos que sao demarcados pelas diversas circunstancias que surgem desde as práticas cotidianas. Sao atividades que se intercalam por distintos períodos de minha vida e orientam o meu repertório de ações, condutas e comportamentos como algo afetivo e corporizado que afeta e é atetado diariamente. Chamo este processo estruturante de continuum performativo. A partir disso, debato como o continuum performativo foi se desenvolvendo em minha trajetória de vida, e desencadeando diversos fenómenos performativos de caráter contínuo, e que influenciaram principalmente na minha decisao de tornar-me artista e educador. Por meio da metodologia autoetnográfica, revisita minhas diversas experiencias cognitivas e sensório-motores desde a infancia, comparando-as com minhas experiencias na adolescencia junto a outros jogos e atividades mais complexas durante a vida adulta. Após este primeiro momento, coloco em debate meu contínuo performativo quando analiso e relaciono os processos de desenvolvimento dos continuuns performativos de outros tres artistas e educadores junto ao meu - Edgar Franco (Ciberpajé), Tim Rescala e Laia Estruch - utilizando as bases epistemológicas da Teoria Fundamentada para compreender as semelhanças e diferenças entre nossos processos de desenvolvimento, crescimento e consolidaçao pessoal e profissional. A autoetnografia e a teoria fundamentada embasam e assinalam os marcadores performativos existentes entre mim e os tres sujeitos estudados na tese, onde averiguo como se desenvolvem e se comportam nossos contínuos performativos. lsso me leva a concluir os processos que validam nossas formas de atuar, permitindo desenvolver a teoria do continuum performativo como um processo teórico prático, tendo potencial para ser utilizado no campo educativo e artístico como forma de aproximar e desenvolver ambientes coletivos agregadores, favorecendo o intercambio e a produçao de saberes.


[spa] El presente trabajo de investigación parte de los interrogantes que realizo sobre mi historia de vida, en relación a mi intenso interés por la música durante la infancia, seguido de derivaciones que se entrelazan y que se extienden hasta hoy día. Desde el campo de los estudios de Performance, analizo cómo la música va haciendo parte de mi vida cotidiana, reflexionando sobre cómo esta relación afecta las formas en que actúo diariamente con mi familia, así como en otros entornos o situaciones (como en la escuela, por ejemplo). Estas acciones se vuelven somáticas y se van desarrollando paulatinamente a través de un intercambio de actitudes performativas vinculadas a diferentes momentos de mi historia de vida, sirviendo de base para establecer los modos en que actúo socialmente. Ahora bien, más allá de eso, este enfoque también influye en mis formas de observar, contextualizar y actuar en el mundo, constituyendo y organizando modos performativos en mi naturaleza personal que se extienden a otras instancias de mi vida, así como conductas específicas que me caracterizan como un individuo sociocultural. Dentro de este proceso se establece un complejo y profundo sistema de símbolos y códigos demarcados por las distintas circunstancias que emergen de las prácticas cotidianas. Son actividades que se intercalan a través de diferentes períodos de mi vida y guían mi repertorio de acciones, conductas y comportamientos como algo afectivo y corpóreo que afecta y es afectado diariamente. Denomino este proceso estructurante como continuum performativo. A partir de esto, discuto cómo el continuum performativo se ha ido configurando en mi trayectoria de vida y desencadenando varios fenómenos performativos de carácter continuo que influyeron, principalmente, en la decisión de convertirme en artista y educador. De ese modo, a través de la investigación autoetnográfica, reviso diversas experiencias cognitivas y sensoriomotoras desde la infancia, comparándolas con experiencias en la adolescencia junto con otros juegos y actividades más complejas durante mi vida adulta. Después de este primer momento, discuto mi continuum performativo cuando analizo y relaciono los procesos de desarrollo de los continuos performativos de otros tres artistas y educadores junto al mío, –Edgar Franco (Ciberpajé), Tim Rescala y Laia Estruch–, utilizando las bases epistemológicas de la teoría fundamentada para comprender las similitudes y diferencias entre nuestros procesos de desarrollo, crecimiento y consolidación personal y profesional. Por lo tanto, la autoetnografía y la teoría fundamentada sustentan e indican los marcadores performativos existentes entre mí y los tres sujetos estudiados en la tesis, donde descubro cómo se desarrollan y se comportan nuestros continuos performativos. Lo anterior, me lleva a concluir que los procesos validan nuestras formas de actuar, permitiendo el desarrollo de la teoría del continuum performativo en cuanto proceso teórico práctico con potencial para ser utilizado en el campo educativo y artístico como un modo de reunir y promover entornos colectivos que agregan, favoreciendo así el intercambio y la producción de saberes


[eng] This research was conceived as a result of the questions I have raised regarding my life story, in view of my intense interest in music throughout my childhood, followed by several developments that have come about and extend to the present. From the stand point of my Performance studies, I endeavor to analyze how music is inserted into my daily life and collect my thoughts on how this relationship affects interactions with my family, other environments or situations, such as the academic setting. These actions become somatic and gradually develop into an exchange of performative attitudes that become anchored in different moments in my lifeline, thus serving as a basis for establishing my social behavior. Beyond that, this approach also influences how I observe, contextualize and act towards the world, by creating and organizing performative modes within my inner self, which expand to other moments of my life, as do other behaviors that characterize me as a cultural social individual. Within this process, a complex and profound system of symbols and codes is established by the different circumstances that arise from everyday interactions. These activities are found interspersed throughout different periods of my life and guide my repertoire of actions, conduct, and behaviors, as an affective and embodied entity that affects and is affected on a daily basis. I call this structuring process performative continuum. From this starting point, I discuss how the performative continuum has developed along my life journey and point out how it links several performative phenomena of a continuous nature, thus providing the paths and choices I made in my personal and professional course of actions, culminating mainly in my decision to become an artist and educator. Using autoethnographic methodology, I revisit the various cognitive and sensorimotor experiences I lived through during childhood and compare them with the experiences present throughout my adolescent years, along with the games and other more complex activities that have become manifest in my adult life. After these first considerations, I reflect on my performative continuum, when I analyze and list the development processes of the performative continuums of three other artists and educators, namely Edgar Franco (Ciberpajé), Tim Rescala and Laia Estruch, using the epistemological bases of Grounded Theory to understand the similarities and differences that exist in our personal and professional development, growth and consolidation processes. Autoethnography and grounded theory support and highlight the existing performative markers present in my life process and in the three subjects studied in the thesis. The idea is to find out how our performative continuums develop and behave. This analysis will lead to an understanding on how to conclude the processes that validate our actions, thus allowing for the development of the theory of the performative continuum as a practical theoretical procedure, with the potential to be employed in the educational and artistic areas, and as a way of bringing together and developing collective environments that add value and favor the exchange of knowledge as various fields become interconnected.

Keywords

Art contemporani; Arte contemporáneo; Contemporary art; Performance (Art); Performance (Arte); Performance art; Música; Music; Etnografia; Etnografía; Ethnography; Històries de vida; Métodos biográficos en ciencias sociales; Narrative inquiry (Research method)

Subjects

7 - the arts. Recreation. Entertainment. Sport

Knowledge Area

Ciències Humanes i Socials

Note

Programa de Doctorat en Arts i Educació

Documents

LLP_TESE.pdf

180.4Mb

 

Rights

L'accés als continguts d'aquesta tesi queda condicionat a l'acceptació de les condicions d'ús establertes per la següent llicència Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
L'accés als continguts d'aquesta tesi queda condicionat a l'acceptació de les condicions d'ús establertes per la següent llicència Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/

This item appears in the following Collection(s)